segunda-feira, 29 de julho de 2013

Planejamento de Aulas de Judô para Guardas Civis Municipais do Município de Vitória

AUTORES: ANDRÉ PORTO; VIVIANE GRAMPINHA

JUSTIFICATIVA

Este planejamento justifica-se na Guarda Civil Municipal de Vitória ES (GCMV ES) pelo fato de contribuir para formação psicossocial dos agentes que estão no exercício da função na PMV.
Na prática este planejamento justifica-se ainda por poder proporcionar conhecimento de cultura corporal de movimento e vivência aos agentes envolvidos, que neste momento encontram-se trabalhando diretamente com os cidadãos no município de Vitória e até mesmo com seus pares nos setores de trabalho.
Sabe-se que para o aumento da estima e a diminuição do estresse de um indivíduo também depende de um bom desenvolvimento motor. Este só é possível quando existe considerável acúmulo de experiências de conhecimento, domínio sobre seu corpo e sobre o meio em que está inserido e suas relações.
O Judô se justifica, pois proporciona experiências amplas no âmbito psicossocial e no acúmulo de experiências corporais para o conhecimento pessoal dos agentes. Com a prática do Judô, além de se trabalhar a ludicidade, existem conceitos como disciplina, educação, respeito, confiança, controle emocional, valores sociais, higiene, além do desenvolvimento de habilidades motoras como força, agilidade, flexibilidade, velocidade, resistência, dentre outras.
Portanto, acreditamos que o aumento de repertório de movimentos principalmente de lutas possa desencadear uma série de requisitos que possibilitem os agentes um maior conhecimento do seu corpo, aumento da autoestima, diminuição e uma melhora nas relações sociais no meio do trabalho.

IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO

  •     GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VITÓRIA ES
  •     Rua: Hermes Curry Carneiro, Ilha de Santa Maria Vitória ES
  •     Turma: Agentes da Guarda Civil de Vitória ES
  •     Ano: 2011

DIAGNÓSTICO DA TURMA

A turma é composta por agentes da GCMV da Gerencia de Proteção Comunitária e Gerencia Operação e Fiscalização de Trânsito com idade entre 20 a 50 anos. Esses na sua maioria são funcionários públicos que muitas vezes lidavam diretamente com cidadão na rua, na escola, posto de saúde, transito entre outros.
Portanto esses agentes são voluntários em participar do projeto de extensão de lutas, o qual esse planejamento está inserido, do Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Espírito Santo – CEFD-UFES. 


OBJETIVO GERAL


  • Proporcionar uma gama de movimentos corporais através do Judô de forma a possibilitar contribuições para diminuir o estresse e elevar a autoestima na formação profissional do Agente Comunitário de Segurança;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final e durante as aulas pretende-se que o aluno seja capaz de:
  • Descobrir suas potencialidades e limitações através de execução de movimentos de Judô;
  • Conhecer as origens do Judô;
  • Aprender a confiar a respeitar o outro através de execução dos movimentos de Judô;
  • Perceber o próprio corpo e de outros através das técnicas de Judô;
  • Aprender técnicas de amortecimento de quedas (ukemi-waza)
  • Aprender formas de desequilíbrio (kusushi-kata)
  • Aprender formas de pegada (kumi-kata)
  • Aprender como se sentar no Dojô
  • Aprender as saudações do Judô
  • Aprender as como se postar no Judô (Shizei)
  • Aprender alguns golpes em pé e no solo
  • Vivenciar experiências de luta no Judô respeitando o outro
  • Conhecer a filosofia do Judô e sua aplicabilidade prática no cotidiano
  • Relacionar os movimentos corporais aprendidos com o cotidiano
CONTEÚDO

  • Judô

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas de segunda a quintas-feiras nos turnos matutino, vespertino e noturno de acordo com a disponibilização do espaço físico do CEFD-UFES tendo duração de 1:30h perfazendo um total de X aulas durante o segundo semestre do ano letivo 2011. Para compreender a relação que os agentes têm acerca do Judô será feita uma conversa sobre o assunto, perguntando quais deles já tiveram contato direto e/ou indireto com a prática. Baseado no que for relatado, será feita uma aula expositiva e vivenciada contando a história do Judô e explanar acerca de sua filosofia e suas técnicas.
ESPAÇOS FÍSICOS E RECURSOS HUMANOS

 Professores de Judô formados em Educação Física;

  • Auditórios;
  • Dojô;
  • Sala de vídeo;
  • Vestiários.
RECURSOS DIDÁTICOS       

  •      Bastões;
  •      Bambolês;
  •      Giz;
  •      Quadro;
  •       Bolas,
  •       Medicine Ball
  •       Corda de 5 a 10 m;
  •       Apostila de Judô
  •        Quimonos de variados tamanhos;
  •        Colchonetes;
  •        Máquina filmadora ou fotográfica.


CRONOGRAMA


MÊS
ANO 2011

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31
AGOSTO































SETEMBRO































OUTUBRO































NOVEMBRO































DEZEMBRO

































AVALIAÇÃO

 Critérios para avaliação:

  • Lembrando que a avaliação será um processo onde no final de cada aula será refletido sobre objetivo específico do dia. No entanto para o fechamento do conteúdo da disciplina os alunos vivenciaram um exame onde demonstrarão o que foi aprendido durante o processo educativo e em seguida será feita uma conversa final acerca dos pontos positivos e negativos das intervenções durante o semestre e o que pode ser melhorado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Darido, Suraya Cristina  Rangel, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica - [reimpr.]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
_________. Manual Etep Judô Clube, 1982.

Mendes, José Adelino de Souza. Apostila de Judô do Praia Judô Clube, 2007.

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